Reciclagem: um ato de Amor à Natureza!
Simples galeria de imagens

  Seja bem-vindo à      

Ipiranga Reciclagem.
 
 
 
 
  Início
    Empresa
    Serviços
    Reciclagem
    Vídeos
    Fale Conosco
 
 
 

      Ação “da lata”

      Uma cena constante que se vê atualmente são pessoas catando latinhas de alumínio. Essa ação, feita por pessoas comuns ou catadores profissionais, é muito importante para a sociedade. Graças a isso o Brasil é pelo sexto ano consecutivo campeão mundial na reciclagem de latas de alumínio.

Isso não se deve somente à consciência ambiental do povo brasileiro, mas à necessidade de obtenção de renda extra. No Brasil mais de 300 mil catadores vivem do lixo para garantir renda mensal de até R$ 500. Como vantagem da reciclagem dessas latinhas tem a redução do volume de lixo nos aterros sanitários, o ganho significativo de energia para a produção de novas latas e a preservação do meio ambiente.

Na reciclagem de uma tonelada de latas, gasta-se 5% da energia necessária para produzir a mesma quantidade de alumínio pelo processo primário, através da extração da bauxita. Cada latinha reciclada economiza energia elétrica equivalente ao consumo de um aparelho de TV durante três horas. A energia economizada com a reciclagem da lata de alumínio daria para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes durante um ano.

O processo da reciclagem do alumínio começa na coleta das latas vazias que são amassadas por prensas especiais. O material é enfardado pelos sucateiros, cooperativas de catadores e repassado para indústrias de fundição.

Nos fornos as latinhas são derretidas e transformadas em lingotes de alumínio. Esses blocos são vendidos para os fabricantes de lâminas de alumínio que, por sua vez, vendem as chapas para indústrias de lata.

O material pode ser reciclado infinitas vezes sem perda de nenhuma de suas características. Com a evolução desse processo já é possível que uma lata de bebida seja colocada na prateleira do supermercado, vendida, consumida, reciclada, transformada em nova lata, envasada, vendida e novamente exposta na prateleira em 33 dias.

Na reciclagem da latinha de alumínio todos setores ganham. O catador obtém emprego e renda. A indústria gasta menos para produzir as latas de alumínio para a colocação de refrigerantes e cervejas. O meio ambiente agradece, pois uma latinha demora até 200 anos para se decompor. Essa é, sem dúvida, uma ação “da lata”.


 

 
 
  2013 Todos direitos reservados. msbrasil.com