Reciclagem: um ato de Amor à Natureza!
Simples galeria de imagens

  Seja bem-vindo à      

Ipiranga Reciclagem.
 
 
 
 
  Início
    Empresa
    Serviços
    Reciclagem
    Vídeos
    Fale Conosco
 
 
 

      O Exemplo do Aço

      Diferentemente dos demais resíduos, o aço não é depositado, em sua maioria, nos aterros sanitários. Grande parte do descarte são encaminhadas as empresas ou depósitos que compram as sucatas, facilitando o retorno do material. Já existe uma estrutura organizada de coleta. O maior volume de aço está nos automóveis, eletrodomésticos, indústria naval, entre outros. Esses resíduos não vão para o lixo. Não existe um segmento dentro da siderurgia para a reciclagem do material. As próprias usinas trabalham com os resíduos.

      Os aços longos, como vergalhão (aço para construção civil), arame, prego fio-máquina e perfil, são fabricados em mini-mills ou aciarias elétricas (equipamentos onde o metal é fundido). Neste tipo de processo produtivo, o aço é resultado da mistura de sucata, elementos de liga e fundente. As usinas integradas, que fabricam aços planos, também utilizam sucata no processo de produção, mas em menor escala. Por exemplo: 1 tonelada de aço bruto produzido em uma aciaria elétrica consome 1.130 kg de sucata. O mesmo volume de aço produzido em uma usina integrada demanda 1.500 kg de minério de ferro e apenas 175 kg de sucata.

      Apesar das particularidades do setor siderúrgico, o aço é um excelente exemplo de eficiência, provando que é possível fazer o difícil retorno às origens acontecer. Não espere a iniciativa dos governos e da indústria, comece agora a revolucionar o seu meio, separando e destinando corretamente seus resíduos, evitando desperdícios e convocando parentes, amigos e conhecidos a fazer o mesmo. Aliás, informação é fundamental.

Fonte: http://www.setorreciclagem.com.br
 

 
 
  2013 Todos direitos reservados. msbrasil.com